Semana da Responsabilidade Social
21 / Junho / 2022
Exposições, ações de educação, orientação e intervenções social são algumas das atividades que serão promovidas durante a Semana de Responsabilidade Social, da Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que será realizada entre os dias 17 a 22 deste mês. Ao todo são mais de 15 atividades, desenvolvidas por todos as áreas e cursos da instituição.
O primeiro dia da Semana de Responsabilidade Social será marcado pelas ações promovidas pelos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. O pontapé inicial ficará por conta dos alunos do curso que vão fazer a apropriação do espaço discente, por meio da montagem de ateliês e mostras culturais. Além disso, os cursos também farão uma ação no espaço de preservação do patrimônio público de João Pessoa.
“A importância da preservação do patrimônio histórico é um assunto inquestionável. Muitos dos posicionamentos são debatidos e diferentes ações são levadas em consideração, porém garantias para a salvaguarda coerente e necessária, apesar de pautadas em discussões em diferentes esferas, nem sempre se fazem efetivas. A academia e todos seus membros: professores, pesquisadores e alunos estão sempre atentos às transformações ocorridas nos espaços urbanos; a cidade de João Pessoa está sobre o olhar atento dos alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FPB”, pontuou a coordenadora dos cursos, Anny Karinny, sobre as atividades que serão abordadas no início da semana.
A partir do dia 19, os demais cursos entram em são e também colaboram com ações significativas, no âmbito social. O curso de Segurança no Trabalho vai realizar um mutirão educativo em uma escola infantil, para falar sobre dicas e Noções de Primeiros Socorros.Já o curso de Psicologia dará início as ações de conscientização, em alusão ao ” Setembro Amarelo: por amor a vida”.
Este ano, a comunidade carente a ser visitada pelo evento será a “Beira de linha’. Os alunos e professores dos cursos de Nutrição, Biomedicina, Fisioterapia e Enfermagem vãos e reunir e realizar uma intervenção social e ação de promoção a saúde, com a oferta de serviços gratuitos a população, como:
-Atividade de educação nutricional
– Desenvolvimento de atividades de avaliação e orientação nutricional
– Conscientização sobre prevenção do HPV
– Avaliação glicêmica e tipagem sanguinea
– Atividade laboral
– Avaliação postural
– Aferição de pressão sanguinea
– Orientação de prevenção das DST’s
Além das atividades programadas no mês de setembro, a Semana de Responsabilidade Social também contemplará o mês de outubro. No dia 6, os alunos e professores do curso de Ciências Contábeis vão realizar uma visita ao Instituto Vem Cuidar de Mim. Durante este mês, os alunos estão arrecadando brinquedos e alimentos não perecíveis, que serão entregues ao Instituto, dentro da semana comemorativa do dia das crianças.
Este ano, as atividades serão divididas em quatro diferentes eixos de atuação, seguindo a relação entre a temática e o tipo de ação a ser promovida, são eles:
Sustentabilidade e MeioAmbiente (17 a 21 de setembro)
Responsabilidade social, inovação, economiasolidária e criativa (17 a 21 de setembro)
Saúde, qualidade de vida e bem-estar (17 a 22 de setembro)
Direitoshumanos, cidadania, diversidade e inclusão (17 a 21 de setembro)
Confira programação completa: Semana de Responsabilidade Social (3) (Dê o zoom)
Sobre a Campanha Nacional de Responsabilidade Social
A Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular foi criada em 2005, pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), com o intuito de incentivar e amplificar a divulgação dos projetos realizados pelas IES no âmbito da responsabilidade social. A Campanha culminava no Dia da Responsabilidade Social, agora ampliado para a Semana da Responsabilidade Social, quando as instituições promovem uma mostra do que é realizado ao longo do ano com propósito de aproximar o setor acadêmico e a sociedade por meio de ações realizadas pelas IES e de serviços nas áreas de educação, saúde, cultura e meio ambiente, dentre outras. A iniciativa foi concretizada depois da Lei 10.861/2004, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Pela legislação, a contribuição à inclusão social, ao desenvolvimento econômico, à defesa do meio ambiente, da memória e patrimônio cultural, da produção artística passou a fazer parte da avaliação das IES