BOLSAS PROUNI 2020.2
 

Matéria

BOLSAS PROUNI 2020.2

15 / Julho / 2020

Estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 17 de julho, as inscrições do segundo semestre de 2020 para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Para o segundo semestre de 2020, segundo o Ministério da Educação (MEC), estão sendo ofertadas 167.780 bolsas em todo o Brasil. Destas, 60.551 são integrais e outras 107.229 parciais. Participam 1.061 instituições particulares de ensino superior.


Na Paraíba, os estudantes vão poder ter acesso a 80 vagas ofertadas pela Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), distribuídas em 23 cursos, que abrangem as modalidades presencial e semipresencial, nos turnos manhã e noite. A previsão é que o resultado dos selecionados seja divulgado em 21 de julho.


Para consultar todas as bolsas disponíveis, é preciso acessar o portal do Prouni. As inscrições podem ser feitas no portal do Prouni:  http://prouniportal.mec.gov.br/


Quem pode se inscrever no Prouni?


O programa é destinado a brasileiros que não possuem diploma de ensino superior. Também é preciso ter participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter obtido mínimo de 450 pontos na média das notas e não ter zerado a redação.


Podem concorrer às bolsas integrais, aqueles que tiverem renda familiar bruta mensal comprovada de até um salário mínimo e meio por pessoa. É preciso também atender a pelo menos um dos requisitos:


  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública.
  • Ter cursado o ensino médio completo em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola.
  • Ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em escola da rede particular, na condição de bolsista integral da própria escola privada.
  • Ser pessoa com deficiência.
  • Ser professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrante de quadro de pessoal permanente de instituição pública e concorrer a bolsas exclusivamente nos cursos de licenciatura. Nesses casos, não há requisitos de renda.